Vamos aumentar a eficiência no uso do AutoCAD com o auxílio de comandos e atalhos de teclado. Com estes atalhos vamos reduzir o tempo e esforço necessários para realizar tarefas de desenho dentro do programa.
O que é o AutoCAD?
O AutoCAD é um programa de desenho assistido por computador (CAD) popularmente usado por profissionais de design, engenheiros, arquitetos e outros projetistas. Oferecendo ao usuário a oportunidade de criar projetos de forma precisa e detalhada, é desenvolvido pela Autodesk e é usado por milhões de profissionais de desenho ao redor do mundo.
Ao usar atalhos de teclado no AutoCAD, podemos completar ações facilmente, sem precisar procurar por comandos específicos no menu. Isso torna o processo de desenho mais rápido e eficiente.
Em geral, o uso de atalhos de teclado no AutoCAD pode aumentar significativamente a eficiência dos usuários. Ao conhecer os atalhos de teclado, o usuário pode fazer tarefas comuns com maior rapidez e desenvolver projetos mais precisos. Aprender os atalhos de teclado pode levar algum tempo, mas pode economizar significativamente tempo e esforço para os usuários do AutoCAD.
Veja abaixo a lista de teclas de atalho para você conhecer e melhorar seus trabalhos no CAD
Ctrl+G
Alternar Grade
Ctrl+E
Percorrer planos isométricos
Ctrl+F
Alternar snaps do objeto em execução
Ctrl+H
Alternar Selecionar Estilo
Ctrl+Shift+H
Alternar Ocultar paletas
Ctrl+I
Alternar Coordenadas
Ctrl+Shift+I
Alternar Inferência de Restrições
Ctrl+0 (zero)
Limpar Tela
Ctrl+1
Paleta Propriedades
Ctrl+2
Paleta do Design Center
Ctrl+3
Paleta Ferramentas
Ctrl+4
Paleta Conjunto de Folhas
Ctrl+6
Gerenciador de conexões a BD
Ctrl+7
Paleta Gerenciador de Conjunto de Revisões
Ctrl+8
QuickCalc
Ctrl+9
Linha de Comando
Ctrl+N
Novo Desenho
Ctrl+S
Salvar desenho
Ctrl+O
Abrir desenho
Ctrl+P
Caixa de diálogo Plotar
Ctrl+Tab
Migrar para o próximo
Ctrl+Shift+Tab
Migrar para o desenho anterior
Ctrl+Page Up
Migrar para a guia anterior no desenho atual
Ctrl+Page Down
Migrar para a próxima guia no desenho atual
Ctrl+Q
Sair
Ctrl+Shift+S
Salvar desenho como
F1
Exibir Ajuda
F2
Alternar tela de texto
F3
Alternar modo de snap do objeto
F4
Alternar 3DOsnap
F5
Alternar Plano Isométrico
F6
Alternar UCS Dinâmico
F7
Alternar modo de grade
F8
Alternar modo ortogonal
F9
Alternar modo de snap
F10
Alternar modo polar
F11
Alternar rastreamento de snap do objeto
F12
Alternar modo de entrada dinâmica
Ctrl+C
Copiar objeto
Ctrl+K
Inserir hiperlink
Ctrl+X
Cortar objeto
Ctrl+V
Colar objeto
Ctrl+Shift+C
Copiar para a área de transferência com o ponto base
Ctrl+Shift+V
Colar dados como bloco
Ctrl+Z
Desfazer a última ação
Ctrl+Y
Refazer a última ação
Ctrl+[
Cancelar comando atual (ou ctrl+)
ESC
Cancelar o comando atual
A
ARC/Cria um arco
ADC
ADCENTER/Gerencia e insere conteúdo como blocos, refex e padrões de hachura
AA
AREA/Calcula a área e o perímetro de objetos ou de áreas definidas
AL
ALIGN/Alinha objetos com outros objetos em 2D e 3D
AP
APPLOAD/Carregar Aplicativo
AR
ARRAY/Cria múltiplas cópias de objetos em um padrão
ARR
ACTRECORD/Inicia o Gravador de Ações
ARM
ACTUSERMESSAGE/Insere uma mensagem do usuário em uma macro de ações
ARU
ACTUSERINPUT/Pausa para a entrada do usuário em uma macro de ações
ARS
ACTSTOP/Interrompe o Gravador de Ações e fornece a opção de salvar as ações gravadas em um arquivo de macro de ações
ATI
ATTIPEDIT/Muda o conteúdo do texto de um atributo em um bloco
ATT
ATTDEF/Redefine um bloco e atualiza os atributos associados
ATE
ATTEDIT/Muda as informações de atributo em um bloco
B
BLOCK/Cria uma definição de bloco partindo de objetos selecionados
BC
BCLOSE/Fecha o Editor de Blocos
BE
BEDIT/Abre a definição de bloco no Editor de Blocos
BH
HATCH/Preenche uma área delimitada ou objetos selecionados com uma hachura padrão, preenchimento sólido ou preenchimento de gradiente
BO
BOUNDARY/Cria uma região ou uma polilinha de uma área delimitada
BR
BREAK/Quebra o objeto selecionado entre dois pontos
BS
BSAVE/Salva a definição de bloco atual
BVS
BVSTATE/Cria, define ou exclui um estado de visibilidade em um bloco dinâmico
C
CIRCLE/Cria um círculo
CAM
CAMERA/Define uma câmera e uma localização do alvo para criar e salvar vistas em perspectiva 3D de objetos
CBAR
CONSTRAINTBAR /Um elemento da interface do usuário semelhante a uma barra de ferramentas que exibe as restrições geométricas disponíveis em um objeto
CH
PROPERTIES/Controla as propriedades de objetos existentes
CHA
CHAMFER/Chanfra as arestas de objetos
CHK
CHECKSTANDARDS/Verifica o desenho atual para detectar violações de normas
CLI
COMMANDLINE/Exibe a janela Linha de Comando
COL
COLOR/Define a cor de novos objetos
CO
COPY/Copia objetos a uma distância especificada em uma direção especificada
CT
CTABLESTYLE/Define o nome do estilo de tabela atual
CUBE
NAVVCUBE/Controla as propriedades de visibilidade e exibição da ferramenta ViewCube
CYL
CYLINDER/Cria um cilindro sólido 3D
D
DIMSTYLE/Cria e modifica estilos de cota
DAN
DIMANGULAR/Cria uma cota angular
DAR
DIMARC/Cria uma cota de comprimento de arco
DBA
DIMBASELINE/Cria uma cota linear, angular ou de ordenada partindo da linha de base da cota anterior ou de uma cota selecionada
DBC
DBCONNECT/Fornece uma interface para tabelas de banco de dados externo
DCE
DIMCENTER/Cria a marca de centro ou as linhas de centro de círculos e arcos
DCO
DIMCONTINUE/Cria uma cota que começa na linha de extensão de uma cota previamente criada
DCON
DIMCONSTRAINT/Aplica restrições de cota aos objetos ou pontos selecionados em objetos
DDA
DIMDISASSOCIATE/Remove a associatividade de cotas selecionadas
DDI
DIMDIAMETER/Cria uma cota de diâmetro para um círculo ou um arco
DED
DIMEDIT/Edita texto e linhas de extensão da cota
DI
DIST/Mede a distância e o ângulo entre dois pontos
DIV
DIVIDE/Cria objetos de ponto ou blocos espaçados por igual ao longo do comprimento ou perímetro de um objeto
DJL
DIMJOGLINE/Adiciona ou remove uma linha de desvio em uma cota linear ou alinhada
DJO
DIMJOGGED/Cria cotas com desvio para círculos e arcos
DL
DATALINK/A caixa de diálogo Vínculo de Dados é exibida
DLU
DATALINKUPDATE/Atualiza os dados para ou de um vínculo estabelecido de dados externos
DO
DONUT/Cria um círculo preenchido ou um anel largo
DOR
DIMORDINATE/Cria cotas de ordenadas
DOV
DIMOVERRIDE/Controla as sobreposições de variáveis de sistema utilizadas em cotas selecionadas
DR
DRAWORDER/Muda a ordem de desenho de imagens e outros objetos
DRA
DIMRADIUS/Cria uma cota de raio para um círculo ou um arco
DRE
DIMREASSOCIATE/Associa ou reassocia cotas selecionadas a objetos ou a pontos em objetos
DRM
DRAWINGRECOVERY/Exibe uma lista de arquivos de desenho que podem ser recuperados depois de uma falha do programa ou do sistema
DS
DSETTINGS/Define grade e snap, rastreamento polar e de snap do objeto, modos de snap do objeto, Entrada Dinâmica e Propriedades Rápidas
DT
TEXT/Cria um objeto de texto de linha única
DV
DVIEW/Define uma projeção paralela ou visualizações em perspectiva pelo uso da câmera e do alvo
DX
DATAEXTRACTION/Extrai dados do desenho e mescla os dados de uma origem externa com a tabela de extração de dados ou com um arquivo externo
E
ERASE/Remove objetos de um desenho
ED
DDEDIT/Edita texto de linha única, texto de cota, definições de atributos e quadros de controle de recursos
EL
ELLIPSE/Cria uma elipse ou um arco elíptico
EPDF
EXPORTPDF/Exporta o desenho para PDF
ER
EXTERNALREFERENCES/Abre a paleta Referências Externas
EX
EXTEND/Estende os objetos até que encontrem as arestas de outros objetos
EXIT
QUIT/Sai do programa
EXP
EXPORT/Salva os objetos no desenho em um formato diferente de arquivo
EXT
EXTRUDE/Estende as cotas de um objeto 2D ou de uma face 3D para o espaço 3D
F
FILLET/Arredonda e faz a concordância das arestas de objetos
FI
FILTER/Cria uma lista de requisitos necessários a um objeto para ser incluído em um conjunto de seleção
FS
FSMODE/Cria um conjunto de seleção de todos os objetos que tocam o objeto selecionado
FSHOT
FLATSHOT/Cria uma representação 2D de todos os objetos 3D com base na vista atual
G
GROUP/Cria e gerencia conjuntos salvos de objetos chamados grupos
GCON
GEOCONSTRAINT/Aplica ou mantém as relações geométricas entre objetos ou pontos em objetos
GD
GRADIENT/Preenche uma área delimitada ou objetos selecionados com um preenchimento de gradiente
GEO
GEOGRAPHICLOCATION/Especifica as informações da localização geográfica para um arquivo de desenho
H
HATCH/Preenche uma área delimitada ou objetos selecionados com uma hachura padrão, preenchimento sólido ou preenchimento de gradiente
HE
HATCHEDIT/Modifica uma hachura ou um preenchimento existente
HI
HIDE/Regenera um modelo de estrutura de arame 3D com linhas ocultas suprimidas
I
INSERT/Insere um bloco ou um desenho no desenho atual
IAD
IMAGEADJUST/Controla os valores de brilho, contraste e esmaecimento de exibição da imagem
IAT
IMAGEATTACH/Insere uma referência a um arquivo de imagem
ICL
IMAGECLIP/Recorta a exibição de uma imagem selecionada de acordo com um limite especificado
ID
ID/Exibe os valores das coordenadas UCS de uma localização especificada
IM
IMAGE/Exibe a paleta Referências Externas
IMP
IMPORT/Importa arquivos de diferentes formatos no desenho atual
IN
INTERSECT/Cria um sólido 3D, superfície ou região 2D de sólidos, superfícies ou regiões sobrepostos
INF
INTERFERE/Cria um sólido 3D temporário das interferências entre dois conjuntos de sólidos 3D selecionados
IO
INSERTOBJ/Insere um objeto vinculado ou incorporado
J
JOIN/Une objetos similares para formar um objeto único e não quebrado
JOG
DIMJOGGED/Cria cotas com desvio para círculos e arcos
L
LINE/Cria segmentos de linha reta
LA
LAYER/Gerencia camadas e propriedades de camadas
LAS
LAYERSTATE/Salva, restaura e gerencia estados da camada nomeada
LE
LINHACHAMR/Cria uma linha de chamada e uma anotação com chamada de detalhe
LEN
LENGTHEN/Muda o comprimento de objetos e o ângulo interno de arcos
LESS
MESHSMOOTHLESS/Diminui em um nível a suavidade de objetos de malha
LI
LIST/Exibe dados de propriedade de objetos selecionados
LO
LAYOUT/Cria e modifica guias de layout de desenho
LT
LINETYPE/Carrega, define e modifica tipos de linha
LTS
LTSCALE/Muda o fator de escala de tipos de linha para todos os objetos em um desenho
LW
LWEIGHT/Define a espessura de linha atual, as opções de exibição de espessura de linha e as unidades de espessura de linha
M
MOVE/Move objetos por uma distância e em uma direção especificadas
MA
MATCHPROP/Aplica as propriedades de um objeto selecionado a outros objetos
ME
MEASURE/Une objetos similares para formar um objeto único e não quebrado
MEA
MEASUREGEOM/Mede distância, raio, ângulo, área e volume de objetos ou sequências de pontos selecionados
MI
MIRROR/Cria uma cópia espelhada de objetos selecionados
ML
MLINE/Cria múltiplas linhas paralelas
MLA
LEADERALIGN/Alinha e espaça objetos de linha de chamada múltipla selecionados
MLC
LEADERCOLLECT/Organiza as linhas de chamada múltipla selecionadas que contêm blocos em linhas ou colunas e exibe o resultado com uma linha de chamada única
MLD
MLEADER/Cria um objeto de linha de chamada múltipla
MLE
MLEADEREDIT/Adiciona ou remove linhas de chamada de um objeto de linha de chamada múltipla
MLS
MLEADERSTYLE/Cria e modifica estilos de linha de chamada múltipla
MO
PROPERTIES/Controla as propriedades de objetos existentes
MORE
MESHSMOOTHMORE/Aumenta em um nível a suavidade de objetos de malha
MS
MSPACE/Migra do espaço do papel para uma viewport de espaço do modelo
MSM
MARKUP/Abre o Gerenciador de Conjunto de Revisões
MT
MTEXT/Cria um objeto de texto multilinha
MV
MVIEW/Cria e controla viewports do layout
NORTH
GEOGRAPHICLOCATION/Especifica as informações da localização geográfica para um arquivo de desenho
NSHOT
NEWSHOT/Cria uma vista nomeada com movimento que será executada quando visualizada com o ShowMotion
NVIEW
NEWVIEW/Cria uma vista nomeada sem movimento
O
OFFSET/Cria círculos concêntricos, linhas paralelas e curvas paralelas
OFFSETSRF
SURFOFFSET/Cria uma superfície ou sólido paralelo ao definir uma distância de deslocamento de uma superfície
OP
OPTIONS/Personaliza as configurações do programa
ORBIT/3DO
3DORBIT/Rotaciona a vista no espaço 3D, mas restringida somente à órbita horizontal e vertical
OS
OSNAP/Define os modos de snap do objeto em execução
P
PAN/Adiciona um parâmetro com alças a uma definição de bloco dinâmico
PA
PASTESPEC/Cola os objetos da área de transferência no desenho atual e controla o formato dos dados
PAR
PARAMETERS/Controla os parâmetros associativos utilizados no desenho
PARAM
BPARAMETER/Adiciona um parâmetro com alças a uma definição de bloco dinâmico
PATCH
SURFPATCH/Cria uma nova superfície ao ajustar a extremidade sobre a aresta da superfície que forma um contorno fechado
PCATTACH
POINTCLOUDATTACH/Insere um arquivo de nuvem de pontos indexado no desenho atual
PE
PEDIT/Edita polilinhas e malhas poligonais 3D
PL
PLINE/Cria uma polilinha 2D
PO
POINT/Cria um objeto de ponto
POFF
HIDEPALETTES/Oculta as paletas exibidas no momento (incluindo a linha de comando)
POL
POLYGON/Cria uma polilinha fechada equilátera
PON
SHOWPALETTES/Restaura a exibição de paletas ocultas
PR
PROPERTIES/Exibe a paleta Propriedades
PRE
PREVIEW/Exibe o desenho do modo como será plotado
PRINT
PLOT/Plota um desenho em uma plotadora, uma impressora ou um arquivo
PS
PSPACE/Migra de uma viewport do espaço do modelo para o espaço do papel
PSOLID
POLYSOLID/Cria um polissólido 3D parecido com uma parede
PU
PURGE/Remove do desenho itens não utilizados, como definições de bloco e camadas
PYR
PYRAMID/Cria uma pirâmide sólida 3D
QC
QUICKCALC/Abre a calculadora QuickCalc
QCUI
QUICKCUI/Exibe o Personalizar o Editor a Interface do Usuário em um estado recolhido
QP
QUICKPROPERTIES/Exibe os desenhos e layouts abertos em um desenho em imagens de visualização prévia
Q
QSAVE/Salva o desenho atual
QVD
QVDRAWING/Exibe os desenhos e layouts abertos em um desenho, usando imagens de visualização prévia
QVDC
QVDRAWINGCLOSE/Fecha as imagens de visualização prévia de desenhos e layouts abertos em um desenho
QVL
QVLAYOUT/Exibe imagens de visualização prévia do espaço do modelo e layouts em um desenho
QVLC
QVLAYOUTCLOS/Fecha imagens de visualização prévia do espaço do modelo e layouts no desenho atual
R
REDRAW/Atualiza a exibição na viewport atual
RA
REDRAWALL/Atualiza a exibição em todas as viewports
RC
RENDERCROP/Renderiza uma área retangular especificada, denominada janela de recorte, em uma viewport
RE
REGEN/Regenera o desenho inteiro por meio da viewport atual
REA
REGENALL/Gera novamente o desenho e atualiza todas as viewports
REC
RECTANG/Cria uma polilinha retangular
REG
REGION/Converte um objeto que delimita uma área em um objeto de região
REN
RENAME/Muda os nomes atribuídos a itens como camadas e estilos de cota
REV
REVOLVE/Cria um sólido 3D ou superfície ao efetuar uma varredura de um objeto 2D em torno de um eixo
RO
ROTATE/Rotaciona objetos em torno de um ponto base
RP
RENDERPRESETS/Especifica as predefinições da renderização e parâmetros de renderização reutilizáveis para renderizar uma imagem
RR
RENDER/Cria uma imagem fotorrealista ou realisticamente sombreada de um modelo de sólido 3D ou de superfície
RW
RENDERWIN/Exibe a janela Renderizar sem iniciar a operação de renderização
S
STRETCH/Estica os objetos cruzados por uma janela ou um polígono de seleção
SC
SCALE/Amplia ou reduz os objetos selecionados, mantendo as mesmas proporções do objeto após o redimensionamento
SCR
SCRIPT/Executa uma sequência de comandos partindo de um arquivo de script
SEC
SECTION/Utiliza a interseção de um plano e sólidos, superfícies ou malha para criar uma região
SET
SETVAR/Lista ou muda o valor de variáveis de sistema
SHA
SHADEMODE/Inicia o comando EVATUAL
SL
SLICE/Cria novos sólidos 3D e superfícies ao fatiar ou dividir objetos existentes
SN
SNAP/Restringe o movimento do cursor a intervalos especificados
SO
SOLID/Cria triângulos e quadriláteros com preenchimento sólido
SP
SPELL/Verifica a ortografia em um desenho
SPE
SPLINEDIT/Edita uma spline ou polilinha de ajuste à spline
SPL
SPLINE/Cria uma curva suave que passa através ou perto de pontos especificados
SPLANE
SECTIONPLANE/Cria um objeto de corte que age como um plano de corte através de objetos 3D
SPLAY
SEQUENCEPLAY/Reproduz vistas nomeadas em uma categoria
SPLIT
MESHSPLIT/Divide uma face da malha em duas faces
SSM
SHEETSET/Abre o Gerenciador de Conjunto de Folhas
ST
STYLE/Cria, modifica ou especifica estilos de texto
STA
STANDARDs/Gerencia a associação de arquivos de normas a desenhos
SU
SUBTRACT/Combina sólidos 3D, superfícies ou regiões 2D selecionados por subtração
T
MTEXT/Cria um objeto de texto multilinha
TA
TEXTALIGN/Alinha múltiplos objetos de texto verticalmente, horizontalmente ou de forma oblíqua
TB
TABLE/Cria um objeto de tabela vazio
TED
TEXTEDIT/Edita uma restrição dimensional, uma cota ou um objeto de texto
TH
THICKNESS/Define a propriedade de espessura 3D padrão ao criar objetos geométricos 2D
TI
TILEMODE/Controla se o espaço de papel pode ser acessado
TOL
TOLERANCE/Cria tolerâncias geométricas contidas em um quadro de controle de recursos
TOR
TORUS/Cria um sólido 3D em forma de anel
TP
TOOLPALETTES/Abre a janela Paletas de Ferramentas
TR
TRIM/Apara objetos até que encontrem as arestas de outros objetos
TS
TABLESTYLE/Cria, modifica ou especifica estilos de tabela
UC
UCSMAN/Gerencia sistemas de coordenadas definidas pelo usuário
UN
UNITS/Controla os formatos de exibição de coordenadas e ângulos, além da precisão
UNHIDE/UNISOLATE
UNISOLATEOBJECTS/Exibe os objetos anteriormente ocultos com o comando ISOLATEOBJECTS ou UNISOLATEOBJECTS
UNI
UNION/Une dois sólidos ou dois objetos de região
V
VIEW/Salva e restaura vistas nomeadas, vistas da câmera, vistas de layout e vistas predefinidas
VGO
VIEWGO/Restaura uma vista nomeada
VP
VPOINT/Define a direção de visualização 3D
VPLAY
VIEWPLAY/Reproduz a animação associada a uma vista nomeada
VS
VSCURRENT/Define o estilo visual na viewport atual
VSM
VISUALSTYLES/Cria e modifica estilos visuais e aplica um estilo visual a uma viewport.
L
WBLOCK/Grava objetos ou um bloco em um novo arquivo de desenho
WE
WEDGE/Cria uma cunha sólida 3D
WHEEL
NAVSWHEEL/Exibe um círculo que contém uma coleção de ferramentas de navegação da vista
X
EXPLODE/Quebra um objeto composto em seus objetos componentes
XA
XATTACH/Insere um arquivo DWG como uma referência externa (refex)
XB
XBIND/Associa uma ou mais definições de objetos nomeados em uma refex ao desenho atual
XC
XCLIP/Recorta a exibição de uma refex ou de uma referência de bloco selecionada de acordo com um limite especificado
XL
XLINE/Cria uma linha de comprimento infinito
XR
XREF/Inicia o comando EXTERNALREFERENCES
Z
ZOOM/Aumenta ou diminui a ampliação da vista na viewport atual.
ZEBRA
ANALYSISZEBRA/Projeta listras em um modelo 3D para analisar a continuidade da superfície
ZIP
ETRANSMIT/Cria um Pacote de Transmissão Compactado ou de Autoextração