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Comandos e Atalhos de Teclado do AutoCAD

  • Comandos

Vamos aumentar a eficiência no uso do AutoCAD com o auxílio de comandos e atalhos de teclado. Com estes atalhos vamos reduzir o tempo e esforço necessários para realizar tarefas de desenho dentro do programa.

O que é o AutoCAD?

O AutoCAD é um programa de desenho assistido por computador (CAD) popularmente usado por profissionais de design, engenheiros, arquitetos e outros projetistas. Oferecendo ao usuário a oportunidade de criar projetos de forma precisa e detalhada, é desenvolvido pela Autodesk e é usado por milhões de profissionais de desenho ao redor do mundo.

Ao usar atalhos de teclado no AutoCAD, podemos completar ações facilmente, sem precisar procurar por comandos específicos no menu. Isso torna o processo de desenho mais rápido e eficiente.

Em geral, o uso de atalhos de teclado no AutoCAD pode aumentar significativamente a eficiência dos usuários. Ao conhecer os atalhos de teclado, o usuário pode fazer tarefas comuns com maior rapidez e desenvolver projetos mais precisos. Aprender os atalhos de teclado pode levar algum tempo, mas pode economizar significativamente tempo e esforço para os usuários do AutoCAD.

Se você ainda não tem, leia este post para voce baixar o AutoCAD de GRAÇA na versão de estudante

Veja abaixo a lista de teclas de atalho para você conhecer e melhorar seus trabalhos no CAD

Ctrl+GAlternar Grade
Ctrl+EPercorrer planos isométricos
Ctrl+FAlternar snaps do objeto em execução
Ctrl+HAlternar Selecionar Estilo
Ctrl+Shift+HAlternar Ocultar paletas
Ctrl+IAlternar Coordenadas
Ctrl+Shift+IAlternar Inferência de Restrições

 

Ctrl+0 (zero)Limpar Tela
Ctrl+1Paleta Propriedades
Ctrl+2Paleta do Design Center
Ctrl+3Paleta Ferramentas
Ctrl+4Paleta Conjunto de Folhas
Ctrl+6Gerenciador de conexões a BD
Ctrl+7Paleta Gerenciador de Conjunto de Revisões
Ctrl+8QuickCalc
Ctrl+9Linha de Comando

 

Ctrl+NNovo Desenho
Ctrl+SSalvar desenho
Ctrl+OAbrir desenho
Ctrl+PCaixa de diálogo Plotar
Ctrl+TabMigrar para o próximo
Ctrl+Shift+TabMigrar para o desenho anterior
Ctrl+Page UpMigrar para a guia anterior no desenho atual
Ctrl+Page DownMigrar para a próxima guia no desenho atual
Ctrl+QSair
Ctrl+Shift+SSalvar desenho como

 

F1Exibir Ajuda
F2Alternar tela de texto
F3Alternar modo de snap do objeto
F4Alternar 3DOsnap
F5Alternar Plano Isométrico
F6Alternar UCS Dinâmico
F7Alternar modo de grade
F8Alternar modo ortogonal
F9Alternar modo de snap
F10Alternar modo polar
F11Alternar rastreamento de snap do objeto
F12Alternar modo de entrada dinâmica

 

Ctrl+CCopiar objeto
Ctrl+KInserir hiperlink
Ctrl+XCortar objeto
Ctrl+VColar objeto
Ctrl+Shift+CCopiar para a área de transferência com o ponto base
Ctrl+Shift+VColar dados como bloco
Ctrl+ZDesfazer a última ação
Ctrl+YRefazer a última ação
Ctrl+[Cancelar comando atual (ou ctrl+)
ESCCancelar o comando atual

 

AARC/Cria um arco
ADCADCENTER/Gerencia e insere conteúdo como blocos, refex e padrões de hachura
AAAREA/Calcula a área e o perímetro de objetos ou de áreas definidas
ALALIGN/Alinha objetos com outros objetos em 2D e 3D
APAPPLOAD/Carregar Aplicativo
ARARRAY/Cria múltiplas cópias de objetos em um padrão
ARRACTRECORD/Inicia o Gravador de Ações
ARMACTUSERMESSAGE/Insere uma mensagem do usuário em uma macro de ações
ARUACTUSERINPUT/Pausa para a entrada do usuário em uma macro de ações
ARSACTSTOP/Interrompe o Gravador de Ações e fornece a opção de salvar as ações gravadas em um arquivo de macro de ações
ATIATTIPEDIT/Muda o conteúdo do texto de um atributo em um bloco
ATTATTDEF/Redefine um bloco e atualiza os atributos associados
ATEATTEDIT/Muda as informações de atributo em um bloco

 

BBLOCK/Cria uma definição de bloco partindo de objetos selecionados
BCBCLOSE/Fecha o Editor de Blocos
BEBEDIT/Abre a definição de bloco no Editor de Blocos
BHHATCH/Preenche uma área delimitada ou objetos selecionados com uma hachura padrão, preenchimento sólido ou preenchimento de gradiente
BOBOUNDARY/Cria uma região ou uma polilinha de uma área delimitada
BRBREAK/Quebra o objeto selecionado entre dois pontos
BSBSAVE/Salva a definição de bloco atual
BVSBVSTATE/Cria, define ou exclui um estado de visibilidade em um bloco dinâmico

 

CCIRCLE/Cria um círculo
CAMCAMERA/Define uma câmera e uma localização do alvo para criar e salvar vistas em perspectiva 3D de objetos
CBARCONSTRAINTBAR /Um elemento da interface do usuário semelhante a uma barra de ferramentas que exibe as restrições geométricas disponíveis em um objeto
CHPROPERTIES/Controla as propriedades de objetos existentes
CHACHAMFER/Chanfra as arestas de objetos
CHKCHECKSTANDARDS/Verifica o desenho atual para detectar violações de normas
CLICOMMANDLINE/Exibe a janela Linha de Comando
COLCOLOR/Define a cor de novos objetos
COCOPY/Copia objetos a uma distância especificada em uma direção especificada
CTCTABLESTYLE/Define o nome do estilo de tabela atual
CUBENAVVCUBE/Controla as propriedades de visibilidade e exibição da ferramenta ViewCube
CYLCYLINDER/Cria um cilindro sólido 3D

 

DDIMSTYLE/Cria e modifica estilos de cota
DANDIMANGULAR/Cria uma cota angular
DARDIMARC/Cria uma cota de comprimento de arco
DBADIMBASELINE/Cria uma cota linear, angular ou de ordenada partindo da linha de base da cota anterior ou de uma cota selecionada
DBCDBCONNECT/Fornece uma interface para tabelas de banco de dados externo
DCEDIMCENTER/Cria a marca de centro ou as linhas de centro de círculos e arcos
DCODIMCONTINUE/Cria uma cota que começa na linha de extensão de uma cota previamente criada
DCONDIMCONSTRAINT/Aplica restrições de cota aos objetos ou pontos selecionados em objetos
DDADIMDISASSOCIATE/Remove a associatividade de cotas selecionadas
DDIDIMDIAMETER/Cria uma cota de diâmetro para um círculo ou um arco
DEDDIMEDIT/Edita texto e linhas de extensão da cota
DIDIST/Mede a distância e o ângulo entre dois pontos
DIVDIVIDE/Cria objetos de ponto ou blocos espaçados por igual ao longo do comprimento ou perímetro de um objeto
DJLDIMJOGLINE/Adiciona ou remove uma linha de desvio em uma cota linear ou alinhada
DJODIMJOGGED/Cria cotas com desvio para círculos e arcos
DLDATALINK/A caixa de diálogo Vínculo de Dados é exibida
DLUDATALINKUPDATE/Atualiza os dados para ou de um vínculo estabelecido de dados externos
DODONUT/Cria um círculo preenchido ou um anel largo
DORDIMORDINATE/Cria cotas de ordenadas
DOVDIMOVERRIDE/Controla as sobreposições de variáveis de sistema utilizadas em cotas selecionadas
DRDRAWORDER/Muda a ordem de desenho de imagens e outros objetos
DRADIMRADIUS/Cria uma cota de raio para um círculo ou um arco
DREDIMREASSOCIATE/Associa ou reassocia cotas selecionadas a objetos ou a pontos em objetos
DRMDRAWINGRECOVERY/Exibe uma lista de arquivos de desenho que podem ser recuperados depois de uma falha do programa ou do sistema
DSDSETTINGS/Define grade e snap, rastreamento polar e de snap do objeto, modos de snap do objeto, Entrada Dinâmica e Propriedades Rápidas
DTTEXT/Cria um objeto de texto de linha única
DVDVIEW/Define uma projeção paralela ou visualizações em perspectiva pelo uso da câmera e do alvo
DXDATAEXTRACTION/Extrai dados do desenho e mescla os dados de uma origem externa com a tabela de extração de dados ou com um arquivo externo

 

EERASE/Remove objetos de um desenho
EDDDEDIT/Edita texto de linha única, texto de cota, definições de atributos e quadros de controle de recursos
ELELLIPSE/Cria uma elipse ou um arco elíptico
EPDFEXPORTPDF/Exporta o desenho para PDF
EREXTERNALREFERENCES/Abre a paleta Referências Externas
EXEXTEND/Estende os objetos até que encontrem as arestas de outros objetos
EXITQUIT/Sai do programa
EXPEXPORT/Salva os objetos no desenho em um formato diferente de arquivo
EXTEXTRUDE/Estende as cotas de um objeto 2D ou de uma face 3D para o espaço 3D

 

FFILLET/Arredonda e faz a concordância das arestas de objetos
FIFILTER/Cria uma lista de requisitos necessários a um objeto para ser incluído em um conjunto de seleção
FSFSMODE/Cria um conjunto de seleção de todos os objetos que tocam o objeto selecionado
FSHOTFLATSHOT/Cria uma representação 2D de todos os objetos 3D com base na vista atual

 

GGROUP/Cria e gerencia conjuntos salvos de objetos chamados grupos
GCONGEOCONSTRAINT/Aplica ou mantém as relações geométricas entre objetos ou pontos em objetos
GDGRADIENT/Preenche uma área delimitada ou objetos selecionados com um preenchimento de gradiente
GEOGEOGRAPHICLOCATION/Especifica as informações da localização geográfica para um arquivo de desenho

 

HHATCH/Preenche uma área delimitada ou objetos selecionados com uma hachura padrão, preenchimento sólido ou preenchimento de gradiente
HEHATCHEDIT/Modifica uma hachura ou um preenchimento existente
HIHIDE/Regenera um modelo de estrutura de arame 3D com linhas ocultas suprimidas

 

IINSERT/Insere um bloco ou um desenho no desenho atual
IADIMAGEADJUST/Controla os valores de brilho, contraste e esmaecimento de exibição da imagem
IATIMAGEATTACH/Insere uma referência a um arquivo de imagem
ICLIMAGECLIP/Recorta a exibição de uma imagem selecionada de acordo com um limite especificado
IDID/Exibe os valores das coordenadas UCS de uma localização especificada
IMIMAGE/Exibe a paleta Referências Externas
IMPIMPORT/Importa arquivos de diferentes formatos no desenho atual
ININTERSECT/Cria um sólido 3D, superfície ou região 2D de sólidos, superfícies ou regiões sobrepostos
INFINTERFERE/Cria um sólido 3D temporário das interferências entre dois conjuntos de sólidos 3D selecionados
IOINSERTOBJ/Insere um objeto vinculado ou incorporado

 

JJOIN/Une objetos similares para formar um objeto único e não quebrado
JOGDIMJOGGED/Cria cotas com desvio para círculos e arcos

 

LLINE/Cria segmentos de linha reta
LALAYER/Gerencia camadas e propriedades de camadas
LASLAYERSTATE/Salva, restaura e gerencia estados da camada nomeada
LELINHACHAMR/Cria uma linha de chamada e uma anotação com chamada de detalhe
LENLENGTHEN/Muda o comprimento de objetos e o ângulo interno de arcos
LESSMESHSMOOTHLESS/Diminui em um nível a suavidade de objetos de malha
LILIST/Exibe dados de propriedade de objetos selecionados
LOLAYOUT/Cria e modifica guias de layout de desenho
LTLINETYPE/Carrega, define e modifica tipos de linha
LTSLTSCALE/Muda o fator de escala de tipos de linha para todos os objetos em um desenho
LWLWEIGHT/Define a espessura de linha atual, as opções de exibição de espessura de linha e as unidades de espessura de linha

 

MMOVE/Move objetos por uma distância e em uma direção especificadas
MAMATCHPROP/Aplica as propriedades de um objeto selecionado a outros objetos
MEMEASURE/Une objetos similares para formar um objeto único e não quebrado
MEAMEASUREGEOM/Mede distância, raio, ângulo, área e volume de objetos ou sequências de pontos selecionados
MIMIRROR/Cria uma cópia espelhada de objetos selecionados
MLMLINE/Cria múltiplas linhas paralelas
MLALEADERALIGN/Alinha e espaça objetos de linha de chamada múltipla selecionados
MLCLEADERCOLLECT/Organiza as linhas de chamada múltipla selecionadas que contêm blocos em linhas ou colunas e exibe o resultado com uma linha de chamada única
MLDMLEADER/Cria um objeto de linha de chamada múltipla
MLEMLEADEREDIT/Adiciona ou remove linhas de chamada de um objeto de linha de chamada múltipla
MLSMLEADERSTYLE/Cria e modifica estilos de linha de chamada múltipla
MOPROPERTIES/Controla as propriedades de objetos existentes
MOREMESHSMOOTHMORE/Aumenta em um nível a suavidade de objetos de malha
MSMSPACE/Migra do espaço do papel para uma viewport de espaço do modelo
MSMMARKUP/Abre o Gerenciador de Conjunto de Revisões
MTMTEXT/Cria um objeto de texto multilinha
MVMVIEW/Cria e controla viewports do layout
NORTHGEOGRAPHICLOCATION/Especifica as informações da localização geográfica para um arquivo de desenho
NSHOTNEWSHOT/Cria uma vista nomeada com movimento que será executada quando visualizada com o ShowMotion
NVIEWNEWVIEW/Cria uma vista nomeada sem movimento

 

OOFFSET/Cria círculos concêntricos, linhas paralelas e curvas paralelas
OFFSETSRFSURFOFFSET/Cria uma superfície ou sólido paralelo ao definir uma distância de deslocamento de uma superfície
OPOPTIONS/Personaliza as configurações do programa
ORBIT/3DO3DORBIT/Rotaciona a vista no espaço 3D, mas restringida somente à órbita horizontal e vertical
OSOSNAP/Define os modos de snap do objeto em execução

 

PPAN/Adiciona um parâmetro com alças a uma definição de bloco dinâmico
PAPASTESPEC/Cola os objetos da área de transferência no desenho atual e controla o formato dos dados
PARPARAMETERS/Controla os parâmetros associativos utilizados no desenho
PARAMBPARAMETER/Adiciona um parâmetro com alças a uma definição de bloco dinâmico
PATCHSURFPATCH/Cria uma nova superfície ao ajustar a extremidade sobre a aresta da superfície que forma um contorno fechado
PCATTACHPOINTCLOUDATTACH/Insere um arquivo de nuvem de pontos indexado no desenho atual
PEPEDIT/Edita polilinhas e malhas poligonais 3D
PLPLINE/Cria uma polilinha 2D
POPOINT/Cria um objeto de ponto
POFFHIDEPALETTES/Oculta as paletas exibidas no momento (incluindo a linha de comando)
POLPOLYGON/Cria uma polilinha fechada equilátera
PONSHOWPALETTES/Restaura a exibição de paletas ocultas
PRPROPERTIES/Exibe a paleta Propriedades
PREPREVIEW/Exibe o desenho do modo como será plotado
PRINTPLOT/Plota um desenho em uma plotadora, uma impressora ou um arquivo
PSPSPACE/Migra de uma viewport do espaço do modelo para o espaço do papel
PSOLIDPOLYSOLID/Cria um polissólido 3D parecido com uma parede
PUPURGE/Remove do desenho itens não utilizados, como definições de bloco e camadas
PYRPYRAMID/Cria uma pirâmide sólida 3D

 

QCQUICKCALC/Abre a calculadora QuickCalc
QCUIQUICKCUI/Exibe o Personalizar o Editor a Interface do Usuário em um estado recolhido
QPQUICKPROPERTIES/Exibe os desenhos e layouts abertos em um desenho em imagens de visualização prévia
QQSAVE/Salva o desenho atual
QVDQVDRAWING/Exibe os desenhos e layouts abertos em um desenho, usando imagens de visualização prévia
QVDCQVDRAWINGCLOSE/Fecha as imagens de visualização prévia de desenhos e layouts abertos em um desenho
QVLQVLAYOUT/Exibe imagens de visualização prévia do espaço do modelo e layouts em um desenho
QVLCQVLAYOUTCLOS/Fecha imagens de visualização prévia do espaço do modelo e layouts no desenho atual

 

RREDRAW/Atualiza a exibição na viewport atual
RAREDRAWALL/Atualiza a exibição em todas as viewports
RCRENDERCROP/Renderiza uma área retangular especificada, denominada janela de recorte, em uma viewport
REREGEN/Regenera o desenho inteiro por meio da viewport atual
REAREGENALL/Gera novamente o desenho e atualiza todas as viewports
RECRECTANG/Cria uma polilinha retangular
REGREGION/Converte um objeto que delimita uma área em um objeto de região
RENRENAME/Muda os nomes atribuídos a itens como camadas e estilos de cota
REVREVOLVE/Cria um sólido 3D ou superfície ao efetuar uma varredura de um objeto 2D em torno de um eixo
ROROTATE/Rotaciona objetos em torno de um ponto base
RPRENDERPRESETS/Especifica as predefinições da renderização e parâmetros de renderização reutilizáveis para renderizar uma imagem
RRRENDER/Cria uma imagem fotorrealista ou realisticamente sombreada de um modelo de sólido 3D ou de superfície
RWRENDERWIN/Exibe a janela Renderizar sem iniciar a operação de renderização

 

SSTRETCH/Estica os objetos cruzados por uma janela ou um polígono de seleção
SCSCALE/Amplia ou reduz os objetos selecionados, mantendo as mesmas proporções do objeto após o redimensionamento
SCRSCRIPT/Executa uma sequência de comandos partindo de um arquivo de script
SECSECTION/Utiliza a interseção de um plano e sólidos, superfícies ou malha para criar uma região
SETSETVAR/Lista ou muda o valor de variáveis de sistema
SHASHADEMODE/Inicia o comando EVATUAL
SLSLICE/Cria novos sólidos 3D e superfícies ao fatiar ou dividir objetos existentes
SNSNAP/Restringe o movimento do cursor a intervalos especificados
SOSOLID/Cria triângulos e quadriláteros com preenchimento sólido
SPSPELL/Verifica a ortografia em um desenho
SPESPLINEDIT/Edita uma spline ou polilinha de ajuste à spline
SPLSPLINE/Cria uma curva suave que passa através ou perto de pontos especificados
SPLANESECTIONPLANE/Cria um objeto de corte que age como um plano de corte através de objetos 3D
SPLAYSEQUENCEPLAY/Reproduz vistas nomeadas em uma categoria
SPLITMESHSPLIT/Divide uma face da malha em duas faces
SSMSHEETSET/Abre o Gerenciador de Conjunto de Folhas
STSTYLE/Cria, modifica ou especifica estilos de texto
STASTANDARDs/Gerencia a associação de arquivos de normas a desenhos
SUSUBTRACT/Combina sólidos 3D, superfícies ou regiões 2D selecionados por subtração

 

TMTEXT/Cria um objeto de texto multilinha
TATEXTALIGN/Alinha múltiplos objetos de texto verticalmente, horizontalmente ou de forma oblíqua
TBTABLE/Cria um objeto de tabela vazio
TEDTEXTEDIT/Edita uma restrição dimensional, uma cota ou um objeto de texto
THTHICKNESS/Define a propriedade de espessura 3D padrão ao criar objetos geométricos 2D
TITILEMODE/Controla se o espaço de papel pode ser acessado
TOLTOLERANCE/Cria tolerâncias geométricas contidas em um quadro de controle de recursos
TORTORUS/Cria um sólido 3D em forma de anel
TPTOOLPALETTES/Abre a janela Paletas de Ferramentas
TRTRIM/Apara objetos até que encontrem as arestas de outros objetos
TSTABLESTYLE/Cria, modifica ou especifica estilos de tabela

 

UCUCSMAN/Gerencia sistemas de coordenadas definidas pelo usuário
UNUNITS/Controla os formatos de exibição de coordenadas e ângulos, além da precisão
UNHIDE/UNISOLATEUNISOLATEOBJECTS/Exibe os objetos anteriormente ocultos com o comando ISOLATEOBJECTS ou UNISOLATEOBJECTS
UNIUNION/Une dois sólidos ou dois objetos de região

 

VVIEW/Salva e restaura vistas nomeadas, vistas da câmera, vistas de layout e vistas predefinidas
VGOVIEWGO/Restaura uma vista nomeada
VPVPOINT/Define a direção de visualização 3D
VPLAYVIEWPLAY/Reproduz a animação associada a uma vista nomeada
VSVSCURRENT/Define o estilo visual na viewport atual
VSMVISUALSTYLES/Cria e modifica estilos visuais e aplica um estilo visual a uma viewport.

 

LWBLOCK/Grava objetos ou um bloco em um novo arquivo de desenho
WEWEDGE/Cria uma cunha sólida 3D
WHEELNAVSWHEEL/Exibe um círculo que contém uma coleção de ferramentas de navegação da vista

 

XEXPLODE/Quebra um objeto composto em seus objetos componentes
XAXATTACH/Insere um arquivo DWG como uma referência externa (refex)
XBXBIND/Associa uma ou mais definições de objetos nomeados em uma refex ao desenho atual
XCXCLIP/Recorta a exibição de uma refex ou de uma referência de bloco selecionada de acordo com um limite especificado
XLXLINE/Cria uma linha de comprimento infinito
XRXREF/Inicia o comando EXTERNALREFERENCES

 

ZZOOM/Aumenta ou diminui a ampliação da vista na viewport atual.
ZEBRAANALYSISZEBRA/Projeta listras em um modelo 3D para analisar a continuidade da superfície
ZIPETRANSMIT/Cria um Pacote de Transmissão Compactado ou de Autoextração

Conheça também as funcionalidades dos atalhos do F1 ao F12 do teclado no Autocad

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